Posso amamentar doente ou a tomar medicação?

A amamentação em situação de doença aguda da mãe é especialmente recomendada para que o bebé fique mais protegido: irá receber os anti-corpos específicos contra aquele agente patogénico.

A maioria dos medicamentos são compatíveis com a amamentação. Não é necessário suspende-la para que se possa tratar.

Por exemplo:
As mães que amamentam podem amamentar com febre, gastroenterite, gripe, constipação, pneumonia, etc.

Podem tomar antibióticos, antipiréticos, antihistamínicos, analgésicos, etc.

Podem fazer radiografias, TACs, etc.

Não deixe de procurar medicação e tratamento adequados para qualquer problema que possa ter por estar a amamentar. O mais provável é que possa fazer a prescrição normalmente e amamentar ou que existam medicamentos alternativos igualmente eficazes e compatíveis com a amamentação.

Peça ao seu médico para consultar o www.e-lactancia.org (uma base de dados fiável, elaborada por pediatras espanhóis com base em evidências científicas e utilizada por clínicos em todo o mundo) ou faça uma pesquisa pelo princípio ativo do medicamento (exemplo: para o brufen, pesquisar ibuprofeno).

2 thoughts on “Posso amamentar doente ou a tomar medicação?

  1. Ana says:

    Bom dia descobri que estou grávida de 7 semanas tenho um bebé de 13 meses que ainda mamã não lhe consigo tirar a mamã será que posso continuar a amamentar o meu bebé ?

    • Filipa dos Santos says:

      Parabéns pela gravidez, esperamos que corra tudo bem! Não havendo indicação para suspender as relações sexuais, a amamentação não tem contra-indicações numa gravidez, pelo que poderá mantê-la enquanto desejar.
      Se desejar mais esclarecimentos e acompanhamento personalizado, pf veja os nossos serviços em http://www.amamentaporto.com para saber que acompanhamento podemos oferecer na gravidez. Felicidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *