Mamadas agitadas

Um bebé pode chorar ou ficar muito agitado quando mama por diversos motivos. Um desses motivos pode ter a ver com um forte reflexo de ejeção do leite, associado, ou não, a hiperlactação. Esta dificuldade costuma ser mais frequente nas primeiras semanas de vida (entre as 2/3 semanas e as 8/10 semanas).

Se tem um bebé que, de forma consistente, chora e/ou fica muito agitado quando vai à mama ou durante a mamada, converse com uma Conselheira de Aleitamento Materno (CAM) ou Consultora de Lactação (IBCLC).

Alguns sinais de que existe uma forte ejeção do leite (podem não estar todos presentes):

  • o bebé engasga-se/tosse pouco depois de iniciar a mamada;
  • percebe-se que deglute muito rapidamente (algumas mães descrevem como “sôfrego a mamar”);
  • parece que se “afoga em leite”;
  • começa a ficar agitado pouco depois de iniciar a mamada;
  • larga a mama, com frequência, a chorar;
  • emite um som tipo “clique” enquanto suga;
  • regurgita frequentemente e/ou tem gases;
  • às vezes recusa mamar;
  • pode não gostar de mamar por conforto (só aceita mamar se tiver fome);
  • por vezes, quando o bebé larga a mama de repente, a mama esguicha leite;
  • é habitual a mãe ter facilidade de extrair leite e/ou sentir o reflexo da ocitocina/ejeção do leite durante a mamada e entre mamadas;
  • fezes esverdeadas com frequência (quando se associa hiperlactação).

Este problema pode associar-se a um excesso de produção (também chamado de hiperlactação), mas nem sempre coincide.

O que se pode fazer se o problema das mamadas agitadas for este?
Ajudar o bebé a conseguir mamar apesar do fluxo rápido e tentar ajustar a produção de leite às necessidades dele (se houver hiperlactação).

Para ajudar o bebé a mamar apesar do fluxo demasiado rápido:

  • Adotar posições em que a gravidade favoreça o bebé.
    Exemplos: 1) posição bola de rugby com o bebé sentado em vez de deitado; 2) bebé deitado de lado para deixar escapar o leite extra; 3) mãe recostada e bebé sobre ela.

1d13fc_7093e86d5ff945eeb4440b942d6b0de7

1d13fc_53691f3cea7248029cee190cf1b83d54

  • Colocar o bebé a arrotar com frequência, se estiver a ingerir muito ar.
  • Amamentar frequentemente: reduz a quantidade de leite acumulada entre mamadas e o bebé encontra-se mais calmo por não ter tanta fome.
  • Amamentar quando o bebé está ensonado e relaxado.
  • Quando o leite começar a fluir, retirar o bebé da mama e esperar que o leite esguiche para uma toalha e voltar a colocá-lo quando parar.
  • Retirar algum leite antes da mamada – apenas se a mama estiver muito dura e o bebé tiver dificuldade de pegar. Só deve ser feito em último caso e nunca como medida a adotar sempre, pois estimula o aumento da produção. Se for necessário, retirar cada vez menos leite até deixar de o fazer.

Ajustar a produção de leite às necessidades do bebé – só em casos de hiperlactação:

  • Se o bebé apresenta uma evolução ponderal (peso) adequada, amamentar de uma só mama em cada mamada pode ser útil.
  • Se o bebé termina a primeira mama e quer continuar, colocar novamente na mesma.
  • Se a outra mama ficar desconfortável, pode-se extrair um pouco de leite até ficar confortável, com o cuidado de retirar menos de cada vez até que não seja preciso retirar. Também se podem aplicar compressas frias depois da mamada.
  • Experimentar a técnica “block feeding”, que consiste em amamentar de uma só mama por um certo período de tempo (exemplo: durante 3 horas) e só ao fim desse tempo passar para a outra mama, em vez de uma mama por mamada.
Não se restringe, de forma nenhuma, as mamadas do bebé – sempre que este queira mamar, oferece-se a mesma mama durante o período de tempo pré-estabelecido.
 É útil saber que:

Este problema tende a melhorar, naturalmente, depois das 8-10 semanas de vida, à medida que a produção de leite estabiliza e o reflexo de ejeção se torna menos forte.

Nota:

Se os sintomas do seu bebé/seus não se encaixam neste quadro, mas existe um padrão de recusa e/ou choro durante a mamada, ou a aplicação das sugestões não melhora a situação, procure apoio de um profissional com formação em amamentação. 

Fonte bibliográfica: http://kellymom.com/bf/got-milk/supply-worries/fast-letdown/

10 thoughts on “Mamadas agitadas

  1. Ana Pereira says:

    A minha bebe fez 4meses no dia 02 de fevereiro. Ja nao é amamentada Ao peito desde os 2meses. Há uns 4dias para CA, amamentá-la tornou-se um tormento. Dantes bebia um biberão em cerca de 20mints com uma pequena pausa. Agora, a partir de uma pequena dose inicial (cerca de 60ml que decorre como anteriormente) a bebe fica extremamente agitada, poe as mãos na boca ao mesmo tempo q a tetina, por vezes aperta-a, tira o biberão da boca, às vezes volta a pô-lo, olha para todo o lado, palra enquanto tem a retina na boca, rejeita o biberão e se se insiste faz uma birra descomunal. Os 150ml que bebia em 20mints passaram a 120ml ou 100ml ou 90ml em hora ou hora e meia. Muitas vezes não quer ser amamentada ao colo. Só quer brinquedos e adora ser posta de pé p olhar para as coisas e inclina-se para tentar apanhá-las. Não foi dada nenhuma vacina que justifique a alteração de comportamento, que me parece resultar apenas de uma maior necessidade de atividade e exploração do mundo circundante. A minha questão é: o que fazer para mamar o que mamava (que já era considerado “pouco”) 150ml x 6biberoes? É normal esta alteração aos 4meses?

    Obrigada
    Ana

    • Ana Filipa Antunes says:

      Olá Ana!
      Agradecemos o seu comentário e a preferência pela leitura do Blog da Rede Amamenta.

      É-nos difícil avaliar se as quantidades de biberões que toma são suficientes ou não, visto que não sabemos a evolução do peso nem outros indicadores. Se nas pesagens e nas idas ao pediatra/médico de família a bebé estiver bem, a crescer saudável, provavelmente não haverá problema.

      Pode beneficiar do acompanhamento da nossa especialista em alterações a nível oral, terapeuta da fala especialista em bebés. Veja mais sobre isso aqui https://porto.amamenta.net/terapia-da-fala-bebe-amamentacao/

  2. Ana Filipa says:

    Só queria mesmo agradecer pelo direto de hoje dia 8-04-2019 da amamenta Algarve e por este texto que parece que foi escrito para mim. Bebé que se engasga, bebé que engole muito ar, bebé que se irrita porque sai leite a mais…. enfim tudo o que está aí acontece comigo. Eu só tenho um pequeno (grande) problema…. como o meu peito é muito grande eu preciso de uma mão/braço para apoiar o bebé e de outra pra segurar a mama e orientar a mamada qd ele larga para que faça uma boa pega ou seja torna-se difícil fazer esses malabarismos de mamar na vertical que facilitariam bastante!!! Mas já estamos na nona semana tudo há-de estabilizar! Obrigada mais uma vez

    • Maiara Almeida says:

      O seu bebê melhorou Ana Filipa??
      Estou aqui na segunda semana é meu bebê também passa por tudo isso… Tento manter-me calma porém estou a ficar muito angustiada porque as manadas são cada vez mais difíceis!

      • Ana Filipa Antunes says:

        Olá Maiara, parabéns pelo nascimento do seu bebé, antes de mais. Sim, melhorou. Experimente algumas das estratégias referidas no artigo durante uns dias, se não notar melhoria ou até agravamento ou outras dificuldades, pode contar com o nosso apoio através do serviço Acompanhamento na Amamentação.
        Um abraço e felicidades

    • Ana Filipa Antunes says:

      Olá Ana Filipa,
      Agradecemos por acompanhar o grupo no Facebook gerido pela Rede Amamenta (dá.me maminha – Rede Amamenta) e por também estar atenta ao nosso blog.

      Os diretos que fazemos são um apoio para todas as mães que nos seguem. Procuramos esclarecer dúvidas e manter-vos informadas, pelo que esperamos que seja isso mesmo que sentem ❤

      Obrigada por nos contar a sua história, que acolhemos com muito carinho 🙂

      Como nos contou que se encontra com algumas dificuldades, aconselharia que obtivesse apoio presencial para se perceber quais as causas desses problemas. Dessa forma, é possível traçar um plano adequado a si e ao seu bebé para os solucionar.

      Veja mais sobre o acompanhamento que vos podemos proporcionar aqui https://porto.amamenta.net/consultas-de-amamentacao/

      Felicidades

  3. Milena Santos says:

    Meu bebê fica desse jeito quando mama chorar fica nervoso . Agitado, quando tá mamando deitado sair leite do lado da boca,
    o bebé engasga-se/tosse pouco depois de iniciar a mamada;
    percebe-se que deglute muito rapidamente (algumas mães descrevem como “sôfrego a mamar”);
    parece que se “afoga em leite”;
    começa a ficar agitado pouco depois de iniciar a mamada;
    larga a mama, com frequência, a chorar;
    emite um som tipo “clique” enquanto suga;
    regurgita frequentemente e/ou tem gases;
    às vezes recusa mamar;
    pode não gostar de mamar por conforto (só aceita mamar se tiver fome);
    por vezes, quando o bebé larga a mama de repente, a mama esguicha leite;
    Neném fica desse jeito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *