Sim e Não. Sim, se forem necessários. Não, se não forem necessários.
Para sabermos se são mesmo necessários é necessário dar tempo ao bebé e à mãe. O Tempo é, sem dúvida, o que mais falta a algumas bebés e mães – seja no processo do nascimento, seja no processo da amamentação. A maioria das dificuldades resolvem-se espontaneamente ou com pouca ajuda, se for dado tempo suficiente e apoio suficiente.
Introduzir mamilos de silicone nas primeiras horas de vida põe em causa a adaptação do bebé à mama e pode comprometer o futuro da amamentação.
Claro que toda a gente prefere um bebé que mame com mamilos de silicone do que um bebé que não mama, de todo. No entanto, é preciso ter atenção a este ‘auxílio’ para que não se torne num ‘falso amigo’.
O grande problema dos mamilos silicone – especialmente quando usados sem que as mães saibam como colocar corretamente; qual o tamanho adequado à sua mama e bebé; sem acompanhamento para garantir que o bebé mama o suficiente e que se retiram logo que possível – é a ingestão insuficiente de leite.
Infelizmente, a introdução dos mamilos de silicone nas maternidades, na grande maioria dos casos, é feita de forma incorreta e sem indicação clínica. Seja porque não há tempo para apoiar aquela mãe e aquele bebé ou porque a pessoa que deve apoiar não tem treino para o fazer.
Quando são as mães a introduzir porque têm dor e feridas e não aguentam mais, eu percebo-as perfeitamente. Mas, se sentem que precisam de uns, assim que possível, contactem alguém para vos apoiar a amamentar sem dor!
Existem alguns casos em que até somos nós, conselheiras em aleitamento materno/assessoras de lactação, a sugerir o mamilo de silicone como medida temporária. Por exemplo, bebés em relactação que estão muito habituados à utilização de tetinas, bebés com freio curto que, até ser resolvido, beneficiam de um mamilo de silicone, bebés imaturos/prematuros que apresentam ausência ou fraco reflexo de sucção. Essas situações são sempre apoiadas de perto para garantir que o bebé ingere leite suficiente, que abocanha o suficiente a mama e que se aplicam medidas de suporte à produção de leite. E, assim que possível, iniciamos o ‘desmame’ dos mamilos de silicone.
A maioria das mães que começa a usar mamilos de silicone não recebe qualquer apoio e informação para que os use corretamente. Não sabem qual a melhor forma de colocar, como escolher o tamanho adequado e como promover uma pega eficaz do seu bebé.
Os bebés que usam mamilos de silicone devem mamar e pegar na mama da mesma forma que deveriam fazer sem eles!
Alguns bebés estão, na realidade, a usar o mamilo de silicone como se fosse uma tetina de biberão: só bebem o leite que sai da mama para a tetina, por ação do reflexo de ejeção de leite da mãe. Quando o reflexo termina, não conseguem ingerir mais leite – e claro que isso não é viável para ingerir calorias suficientes, ficar satisfeito e aumentar de peso. Não é raro que, quando se retiram os mamilos de silicone, os bebés comecem a mamar mais rapidamente e aumentem mais de peso, pois cansam-se menos e retiram mais leite. As mães também costumam notar aumento da produção de leite pelo mesmo motivo.
Se sente que precisa de usar mamilos de silicone ou foi sugerida a introdução de uns nas primeiras horas de vida do bebé, peça ajuda especializada! Não sabe onde encontrar esse tipo de ajuda? Procure em www.amamenta.net
Filipa dos Santos – AL, CAM OMS UNICEF
Mais informação aqui: https://porto.amamenta.net/mamilos-silicone/
Bom dia, uso mamilo de silicone desde a maternidade. A minha bebé tem 19 dias e não está a ganhar peso. Ela mamã muito tempo e eu tenho muito leite será por causa da pega ? Será que não está a fazer a pega correta ? Começamos agora com maminha é suplemento mas gostava tanto que fosse só maminha.
Olá mama, muitos parabéns
Dê maminha sem horas para a sua bebé, e nunca faça intervalos superiores a 3 horas. Nestes primeiros dois meses acho importante mamar de 3 em 3 horas no máximo, mesmo durante a noite.
A minha bebé tem agora 8 meses, e desde o segundo dia de maternidade que usava bico de silicone. Também perdeu muito peso por eu fazer grandes intervalos entre as mamadas, só lhe dava quando ela acordava e isso está incorreto nos primeiros meses de vida.
Começou a ganhar peso ainda com bico de silicone, quando a acordava para mamar ( fiz o processo que lhe explico em cima). Passado 1 mês e uma semana, a meio da mamada retirava lhe o bico de silicone para ela se adaptar ao bico da mama, e com 1 mes e 18 dias conseguimos que fizesse a pega na mama até hoje. ? Espero ter ajudado. Se precisar de ajuda disponha. Muita força e acima de tudo muita paciência ❤️
Obrigada pela sua partilha e por ajudar esta mamã 🙂 Felicidades
Olá Joana,
Compreendemos o que está a passar, pois amamentar com os bicos de silicone pode ser um problema na amamentação.
A mamã Andreia passou a sua experiência pessoal e o que resultou com ela. Aumentar a frequência das mamadas em recém-nascidos é, usualmente, uma medida bastante facilitadora.
No entanto, pode ser preciso uma avaliação mais cuidada e um conjunto de estratégias adequadas a vós.
Para podermos ajudar-vos, tanto na questão do peso do bebé como na retirada dos mamilos de silicone, é importante fazermos uma avaliação e conhecermos bem a vossa história.
Agende acompanhamento connosco aqui https://porto.amamenta.net/contacto/
Bom dia, a minha bebé desde a maternidade que não quis pegar no peito, chorava bastante e nunca me deram ajuda. Acabei por desistir.
Agora ela tem 2 meses e eu gostava de voltar a dar de mamar, mas só de ver a mama ela chora horrores. O que me aconselha?
Olá Raquel,
Parabéns pelo seu bebé!
Lamento que não tenha sido ajudada na devida altura para que pudesse continuar a amamentar.
A sua bebé chora ao ser colocada à mama pois, provavelmente, fica frustrada por ser algo que ela desconhece, diferente da forma de alimentação a que está habituada. Mas existem muitas medidas que podemos pôr em prática para que um bebé que nunca, ou pouco, tenha mamado, o consiga (re)começar a fazer.
Aquilo que pretende fazer chama-se uma RELACTAÇÃO. Pode ler mais sobre este assunto e ver algumas medidas neste nosso artigo: https://porto.amamenta.net/uma-relactacao-o-que-e-isso-por-onde-comecar/
Temos relatos inspiradores de mães que conseguiram voltar a amamentar, inclusive muitas das mães que nos têm procurado ao longo dos anos, como pode ver em alguns dos comentários aqui: https://porto.amamenta.net/testemunhos/
Sabemos que é um processo que pode ser muito exigente, pelo que deve ser uma decisão bem ponderada e que conte com o apoio de uma profissional empática e especializada nestas questões.
Deixo-lhe aqui uma história inspiradora de cliente nossa que, através da relactação, conseguiu amamentar o seu filho até aos 3 anos.
http://www.youspire.net/o-maior-desafio-que-ultrapassei/#comment-173
Um beijinho e desejo que tudo vos corra bem ?
Eu usei mamilo silicone com o meu filho até seu segundo mês de vida. Ele mamava bem,dormia bem e aumentava de peso. Isso é muito relativo.
Olá Lina,
Obrigada por ler o nosso blog e os nossos artigos. ?
Ficamos felizes por saber que tudo correu bem com o uso de bicos de silicone no seu bebé.
Tal como procuramos esclarecer no artigo, há circunstâncias em que podem ser úteis, e, às vezes, até aconselhamos o seu uso, mas devemos alertar para os riscos e estar atentos pois também podem ser prejudiciais na amamentação.
Um beijinho, desejo que tudo vos corra bem.
Olá.
Dou mama com auxílio do mamilo de silicone desde a maternidade porque ganhei logo feridas. No entanto, quis fazer o “desmame” das tetinas e não consigo porque o meu bebé não agarra a mama sem elas. Recusa mesmo, chora e não pega na mama. Tem 6 semanas de vida. Como faço para dar a mama sem bico e sem que ele recuse. Obrigada
Olá Daniela,
Parabéns por desejar continuar a amamentar. De facto, os mamilos de silicone podem ser uma problemática na manutenção da amamentação, e, por isso, deve tentar retirá-los.
Quando não o consegue fazer sozinha, é recomendável que o faça com a acompanhamento profissional de uma consultora de amamentação. Há situações em que os mamilos de silicone são mais difíceis de retirar por não se estar a resolver o problema de base. Mas podemos ajudar-vos a identificar e solucioná-lo!
Agende connosco aqui https://porto.amamenta.net/contacto/
Desejamos que tudo vos corra bem?
Boa noite, o meu bebé tem 5 semanas e desde a maternidade que mama com mamilo de silicone. Apenas na maternidade conseguia fazer a pega com ajuda das enfermeiras. Eu a agarrar o bebé e elas a fazerem a pega. Já tentei tirar o mamilo de silicone no meio da mamada mas não resulta. Acho que o bebé não abocanha bem a mama. Existe alguma coisa que possa fazer? Obrigada.
Olá Maria,
Parabéns pelo seu bebé! ?
Quanto à dificuldade que sente sobre sobre a utilização do bico de silicone e a sensação de perceber que ele não abocanha bem a mama, recomendamos que nos contacte para agendar o serviço de Acompanhamento na Amamentação, para, em consulta direta, verificarmos o que se passa.
Um beijinho e que tudo vos corra bem.
https://porto.amamenta.net/contacto/
Sou mãe de primeira viagem e o meu bebê vai fazer daqui a dois dias dois meses. O bico de silicone foi me dado pela enfermeira logo na sala do recobro, algo que atrapalhou completamente o processo de amamentação. Tenho tentado retirar o bico e apesar de ele fazer a pega, demora muito tempo a agarrar a mama e passa uns 20 minutos a chorar. Tenho a sensação de ele estar sempre com fome porque fica a chupar as mãos descontroladamente. Devo voltar para o bico de silicone?
Olá Magdalena!
Obrigada pelo seu comentário e por ler os artigos por nós publicados ?
Os bicos de silicone são um objeto que causa alguma confusão aos bebés.
Por vezes são necessários e, ao serem utilizados devem sê-lo com acompanhamento de uma profissional em aleitamento materno para que possa ir avaliando o seu uso e estudar técnicas que o façam deixar de serem precisos.
Se possível pode sempre ir tentando não usar o bico de silicone.
Em todo o caso, seria indicado ter acompanhamento profissional para ver a razão que o bebé demora muito a retomar a pega diretamente na mama e também verificar a razão porque acha que o bebé tem sempre forme.
Pode me indicar a sua morada completa e o seu contacto móvel que eu a ajudarei a procurar uma profissional para a ajudar numa consulta especializada?
Um beijinho, até breve!
O incômodo é termos alguém a nos espremer o mamilo para sair o leite. Isso é sufocante e causa dor. Mais as coisas só nos tocam quando acontecem connosco
Olá Raquel,
Lamento que alguma vez tenham tentado fazer isso à Raquel.
Essa prática está mesmo fora dos limites que uma mãe pode passar.
Agradecemos o seu comentário.