Como sobreviver a uma greve de mama?

Partilhamos consigo um dos slides e temas do nosso workshop Da Amamentação à Alimentação Complementar.

O que é uma ‘greve de mama’?canstockphoto23467685

Uma greve de mama é um período de alguns dias ou horas em que o bebé recusa totalmente a mama. Começa sem avisar e causa grande ansiedade a uma mãe que quer manter a amamentação durante mais tempo.
No 2º semestre de vida, é mais comum ocorrer por volta dos 7, 9 e 12 meses, por isso o bebé ainda está muito pouco adaptado à alimentação familiar, mas alguns bebés também têm períodos de recusa da mama antes dos 6 meses, mamando em exclusivo – nestes casos, a menos que o bebé esteja doente, não costuma ir além de algumas horas. No 1º semestre, é mais comum por volta dos 2 e 3 meses.
Nota: Não confundir com uma perda natural e normal do interesse por mamar, que ocorre de forma gradual e à medida que o bebé cresce e já come bem outros alimentos.

Uma ‘greve de mama’ tem maior probabilidade de se tornar num desmame precoce (antes dos 12 a 18 meses), se:

  • O bebé faz poucas mamadas em 24h (exemplo: menos de 4/5 mamadas antes dos 12 meses);
  • Início precoce da alimentação complementar e/ou substituição de mamadas por sólidos;
  • Horários rígidos para as mamadas;
  • Produção de leite materno reduzida (pelas mamadas pouco frequentes, afastamento do bebé não compensado com extração…)
  • O bebé toma grandes quantidades de outros líquidos (chás, sumos, água, leite artificial);
  • A mãe nunca ou raramente oferece a mama;
  • Quando o bebé acorda de noite, não lhe é dada oportunidade de mamar.
  • A mãe/pai distrai o bebé para ele não mamar ou recusa com frequência.

canstockphoto9934987Se o seu bebé está a passar por um destes momentos, procure sentir/perceber a(s) causa(s); procure ouvir o que ele tem para lhe dizer, o que ele está a manifestar com essa recusa. Durante uma ‘greve’, quando lhe oferecer a mama, em ambiente o mais calmo e tranquilo possível, reafirme-lhe que está ali para ele, sempre, disponível quando ele quiser. Diga-lhe que gostava que ele mamasse, mas que aceita esperar pelo tempo que ele precisar. Permaneça com ele nesses momentos, brinque, desfrute do seu bebé. Carregue o seu bebé num pano/sling mais vezes; tome banho com ele; adormeça-o em contacto pele-a-pele; pode também dormir com ele para promover as mamadas durante a noite – é mais fácil aceitar estando sonolento.

Se o seu bebé costuma mamar várias vezes e não toma, habitualmente, biberões, tem grande probabilidade de voltar a mamar em algum momento.

Tenha consciência de que uma ‘greve de mama’ pode durar vários dias em bebés que já comem outros alimentos.

Se precisar de conhecer histórias de outras mães e bebés que passaram por isto e ‘sobreviveram’, pode pedir adesão ao nosso grupo de apoio à amamentação: dá.me maminha.

 

12 thoughts on “Como sobreviver a uma greve de mama?

  1. Bruna says:

    Boa noite mamas; por aqui estamos a sofrer um falso desmame aos 12 meses depois de uma estomatite aftosa . Eu ofereco a mamã várias vezes ao dia/noite . Inclusive com ele sonolento, mas ele rejeita e abana a cabeça. O meu bebé no gosta de leite extraído porque o frio altera o sabor do leite … Ele vem a mas tenta abocanhar e faz sinal com a cabeça a dizer que não . Já não sei mais o que fazer … mas não queria deixar já de amamentar 🙁

    • Ana Filipa Antunes says:

      Olá Bruna,

      É provável que depois da doença de estomatite aftosa o bebé rejeite um pouco a mama.
      Vá oferecendo sem pressa e sem pressão, e mesmo quando ele está a dormir. Procure fazer pele-a-pele também.

      Se continuar a sentir dificuldades ou não souber como gerir este momento, contacte-nos: https://porto.amamenta.net/contacto/

      Desejo que tudo vos corra bem ❤?

  2. Margarida Fernandes says:

    Ola mamãs, estamos aqui a sofrer um falso desmame, aos 7 meses quase 8. A minha pequena esta com os dentinhos a romper, oferece lhe mama a noite quando esta com sono e ela poem a lingua, passeio com ela na rua tento dar de mamar e rejeita.
    O que eu sempre quis era amamentar porque adoro e é por pouco tempo, alguma ajuda?

    • Ana Filipa Antunes says:

      Olá Margarida como está?
      Antes de mais, parabéns pelos 8 meses de maminha!
      A situação que descreve é relativamente frequente por essa idade e, em especial, com o rompimento dos 1ºs dentes. Se a situação já prolongar há mais de 3/4 dias, sugiro que agendemos consulta de amamentação para perceber o que pode fazer para que a sua bebé volte a ter interesse em mamar.
      Um beijinho

  3. Jessica Cruz says:

    O meu bebé de 12 meses de um dia para o outro deixou de mamar. Ele adorava as suas “maminhas” e a introdução alimentar até está bem difícil por causa disso, pois, ele preferia mamar do que comer. Mas desde sexta feira que deixou de querer a mama, parece que tem vontade e sonolento ate coloca a boca mas não faz a sucção e depois começa a bater no meu peito.
    Ele bebe leite do copinho mas se tiver fresco no frigorífico.
    Parece-me que tem os molares superiores a nascer mas quando nasceu o molar inferior não fez greve de peito.
    Estou na dúvida se vai voltar a pegar na maminha e estou triste pois o meu desejo era continuar, ele não toma leite de formula nem pega em biberão nem chupeta. Estou sem saber o que mais fazer 🙁

    • Ana Filipa Antunes says:

      Olá Jessica,

      Se desejar podemos fazer uma consulta para tentar ajudar a ver o que se passa e indicar-lhe estratégias para que seja possível retomar a amamentação.
      Pode ser um falso desmame ou não, nada como tentar ajuda para perceber.

      Se desejar ser acompanhada por nós, informe-nos da sua morada e contacto telefónico. ❤

      Um beijinho e desejo que tudo vos corra bem

  4. Joana says:

    Boa noite
    Após uma consulta pouco respeitosa e uma vacina (bexsero) a minha filha de 15 meses fez alguma febre. Hoje, assim, que cheguei do trabalho, como sempre faço, ia amamentar (a mama, bastante cheia porque ela desta vez dormiu toda a noite e eu saí antes dela acordar) e ela ia abocanhar mas recusou.
    Não voltou a pegar na mama nem para dormir, como sempre faz. Hoje foi a primeira vez.. não sei o que fazer, será que largou de vez? Será da febre? O que me entristece é que ela parece que quer mas chora.. fez as restantes refeições dentro do normal..

    • Ana Filipa Antunes says:

      Olá Joana,

      Pode ser de estar incomodada com a febre.
      A sua filhota não estará com febre aftosa, ou sapinhos (candidíase oral)… ?

      Veja como ela se comporta hoje. Ofereça mas sem insistir porque pode ganhar aversão à mama.

      Se vir que a situação se mantém aconselho que agende uma consulta de amamentação.

      Um beijinho e tudo está a correr bem

  5. Rute Catarina Silva Algarve says:

    Olá, a minha bebé tem 7 meses feitos no dia 13 de Setembro e desde que lhe comecei a dar a sopa que ela mama poucos segundos na esquerda e mama cerca de 2 minutos na direita, é certo que ela puxa o leite com muita força e parece ficar saciada pois eu tento oferecer lhe mais e ela não quer ao fim de umas 2 horas ou 3 horas ela mama novamente mas sempre por esse curto período de tempo… Já come sopa ao almoço e ao jantar…
    Será que está a querer deixar a maminha?
    Fico tão triste gostava de amamentar por muito mais tempo.
    Beijinhos

    • Ana Filipa Antunes says:

      Olá Rute,

      ⏳Diga-me, após este tempo como está o ponto de situação?
      Houve melhorias na mamada?

      Espero que tenha sido só uma fase.

      Em todo o caso, quando situações destas ocorrem deve-se rever quais os fatores que o podem estar a potenciar. Nomeadamente, perceber se a introdução de outros alimetnos está a ser feita de forma adequada.
      Pode obter mais esclarecimentos através do nosso workshop: https://porto.amamenta.net/introducao-alimentar-complementar-ou-blw/

      Tudo de bom para vcs

  6. Jucileia de Sousa Cardoso Soares says:

    Olha meu bebê tem um ano e sete mês e agora ele está rejeitado a mama Nei de dia e Nei a noite só na madrugada e mama só um pouco e depois chora já não sei o que eu faço

    • Ana Filipa Antunes says:

      Olá Jucileia,

      Parabéns por continuar a amamentar ?
      Houve alguma alteração na vossa rotina diária?
      Ele esteve doente?
      Tente amamentá-lo quando ele está sonolento ou a dormir. Se ele aceitar mamar desta forma, em princípio pode ser uma situação passageira. Se ainda assim não aceita, então pode ser necessário aceitar que está a fazer o seu processo de desmame.

      Continue a oferecer e, de preferência, em ambiente tranquilo.
      Felicidades

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *