Posso dar água ou chá ao meu bebé?

Não é seguro dar água ou chá a um bebé que apenas se alimenta de leite materno (mesmo aqueles que as marcas vendem como “chás para as cólicas”, “a partir dos 0 meses”, etc.)

Até aos 6 meses os bebés apenas precisam de leite materno – que alimenta e hidrata. Cerca de 80% do leite é água.

Alguns goles de água/chá por dia podem ser o suficiente para interferir com a amamentação – especialmente quando se adiciona um biberão à equação – levando o bebé a ter menos apetite e vontade de mamar e, consequentemente, a ingerir menos leite (calorias e nutrientes) de que realmente precisa para crescer.

Mesmo em climas quentes, não há necessidade de oferecer água extra – amamentar em livre-demanda garante que o bebé recebe toda a água e alimento de que precisa.

Para as cólicas: contacto pele-a-pele, colo e mama costumam ser suficientes. Água ou chás não são indicados para cólicas de lactentes.

Recomendação OMS.

2 thoughts on “Posso dar água ou chá ao meu bebé?

  1. Andreia Richau Caeiro says:

    Olá a minha bebé está em leite materno em livre demanda, vou trabalhar daqui a 2 semanas e começou a comer a sopa hoje. A minha dúvida é apesar de ela mamar quando irá estar comigo e só almoçar com o pai ofereço ou não água depois de almoço agora que vem aí o calor e se tiver cede não estou com ela para a por na maminha??

    • amamenta says:

      Olá Andreia, a partir do momento em que os bebés iniciam outros alimentos, é conveniente oferecer água de vez em quando. Quando está com ela, pode oferecer a maminha com frequência e após as refeições, por isso é muito provável que não aceite água ou beba muito pouco. Quando ela está com o pai, ele pode ir oferecendo água mais regularmente.
      Em Maio teremos o workshop da alimentação complementar, em que abordamos esses assuntos. Pode ver informação aqui http://porto.amamenta.net/agenda/mama-quero-comer-workshop/ Também é possível fazer esta sessão online, individualmente.
      Felicidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *