O meu bebé está a desmamar e sinto-me deprimida, é normal?

ATENÇÃO: Se o seu bebé tem menos de 1 ano e recusa mamar, procure apoio pois é muito provável que não se trate de um desmame definitivo, já que os bebés nesta idade precisam de mamar ainda muitas vezes.

Muitas mães não imaginam que irão amamentar os seus bebés até dois, três, quatro anos e até mais, quando têm um recém-nascido nos braços. Quando o momento do desmame chega, poderá sentir que cumpriu o seu papel ou, pelo contrário, sentir-se muito triste.

Poderá ser possível desenvolver um quadro depressivo associado ao desmame do seu bebé, envolvendo uma multiplicidade de fatores, sinais e sintomas. Mas também pode tratar-se, mais simplesmente, de uma tristeza reativa – normal numa situação como essa… Há uma saudade, uma nostalgia, um “luto” (ou despedida) de um período de intensa intimidade que partilhou com o filhote. E, se foi uma experiência positiva para ambos, que gostaria de ter continuado, parece-me normal sentir-se triste.

No entanto, se sente que é algo mais do que isso, se lhe causa um intenso mal-estar e interfere com a sua qualidade de vida, não hesite em procurar ajuda especializada. Pode ler mais sobre este assunto e obter apoio aqui: http://porto.amamenta.net/consulta-cuidados-mae-bebe/

Procure vivenciar esse período com tranquilidade, acreditando que, efetivamente, fez tudo o que podia, e se a decisão foi do filhote, é porque estava preparado! 🙂 Ao longo da vida será sempre assim… Chega sempre a hora em que eles seguem o seu caminho e temos de sentir orgulho porque em muito contribuímos para esse crescimento de desenvolvimento dos filhotes!

Autora: Ana Rocha – Psicólogica Clínica, Investigadora em Neurociências, Farmacêutica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *