Sente que precisa de mamilos de silicone?

«Os mamilos de silicone devem ser vistos como uma solução de curto-prazo e usados apenas sob aconselhamento de uma consultora de lactação ou conselheira de aleitamento materno (IBCLC/CAM).

Muitas vezes são aconselhados nos primeiros dias após o parto, embora nestes casos não sejam necessários e sejam oferecidos sem instruções adequadas de como usar e retirar.

Regra geral, um mamilo de silicone não deve ser usado na primeira semana de vida do bebé, a menos que haja um problema óbvio, como prematuridade ou dificuldade na pega associada a alguma característica anatómica do bebé.

Desvantagens de utilizar um mamilo de silicone:
  • O bebé pode receber pouco leite se for utilizado incorretamente;
  • A mãe pode ter um maior risco de ter ductos bloqueados e mastite (se o mamilo de silicone provocar uma baixa transferência de leite);
  • Pode ser difícil retirar o mamilo de silicone.»

Em: http://kellymom.com/ages/newborn/nb-challenges/wean-shield/

Se sente que precisa de usar um mamilo de silicone, peça ajuda presencial a uma CAM com urgência!

2 thoughts on “Sente que precisa de mamilos de silicone?

  1. Inês says:

    Na primeira gravidez fui incentivada no Hospital onde tive o bebe a usar os mamilos de silicone logo nas primeiras horas, devido a ter mamilos planos. O bebé nunca mamou bem e sofreu muito com cólicas…Agora que estou a pensar engravidar essa questão preocupa-me muito.
    Em pesquisa na internet vi os nippletes da avent que supostamente se usam durante a gravidez para corrigir o problema, no entanto também encontro muitas opiniões desfavoráveis…
    Existe alguma coisa que possa fazer para evitar o uso dos mamilos de silicone ou vai-me acontecer de novo?

    • Filipa dos Santos says:

      Olá Inês, esse tipo de dispositivos não costumam ter grande impacto na amamentação. O que, de facto, sabemos que tem impacto, pois está estudado que o tem, é: vontade da mãe em amamentar, apoio profissional e social (familiares/amigos), consciência de que é capaz de o fazer.
      Quando ficar grávida, sugerimos que nos contacte para fazer o Curso Nascimento e Amamentação. Desta forma, poderá esclarecer todas as suas dúvidas e perceber o que pode fazer para que a amamentação corra como deseja.
      Felicidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *