FAQ – Questões Mais Frequentes

O que é a REDE AMAMENTA®️?


A REDE AMAMENTA®️ surgiu em 2015, com a Amamenta Porto®️, e começou a sua missão de chegar a cada vez mais famílias em 2016, com o surgimento do pólo Amamenta Lisboa®️ e outros.


Temos como lema INSPIRAR CONFIANÇA. INFORMAR. APOIAR.


A REDE AMAMENTA®️ e cada Amamenta são marcas nacionais registadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e congrega, assim, uma rede de profissionais que trabalham de forma multidisciplinar no apoio à amamentação, bem como tudo o que envolve a parentalidade – desde o momento em que se decide ser Mãe e Pai, passando pela gravidez, parto, pós-parto e primeira infância.


Onde posso encontrar a REDE AMAMENTA®️?


A REDE AMAMENTA®️ está dividida em vários pólos distritais ou estrangeiros, a que chamamos Amamentas. Atualmente, existem pólos Amamentas de norte a sul do país, bem como em França e Suíça.


Encontre um pólo na sua zona, clicando aqui.


Qual é a missão da REDE AMAMENTA®️?


A nossa principal missão é disponibilizar informação baseada em evidências científicas atualizadas e conhecimento técnico e prático de vários anos de experiência, permitindo às Mães e Pais tomarem as suas decisões e ultrapassarem os desafios que surgem, e permitindo aos profissionais que trabalham na área materno-infantil apoiar cada vez melhor as famílias com quem se cruzam.



Leia mais sobre a nossa missão, aqui.


Quais os principais serviços que a REDE AMAMENTA®️ oferece em TODOS os Amamentas?


Todos os pólos têm serviços em comum, que podem ser prestados ao domicílio, em gabinete ou por videoconferência:


– Consultas de Amamentação;

– Programa Nascimento e Amamentação – um programa pré e pós-parto informativo e de aconselhamento, totalmente personalizado;

– Workshops informativos para famílias, em grupo ou individuais, a saber:

   – Amamentação Antes e Depois do Parto;

   – Bê-á-bá da Amamentação;

   – Acaba com as Dúvidas na Amamentação;

   – Amamentar e Trabalhar, Sim!

   – Mamã e Papá, Quero Comer!


Pode agendar um serviço ou consultar as nossas agendas em qualquer site Amamenta. Em caso de dúvida, contacte-nos.


Para além dos serviços de apoio à amamentação, que outros serviços disponibilizam?


Existem outros serviços prestados por videoconferência, em gabinete ou domicílio. Veja a nossa lista abaixo. Confirme a disponibilidade do serviço pretendido no SEU distrito ou online, consultando o site da Amamenta do seu distrito ou contactando-nos.


> GRAVIDEZ



Doula;

Yoga Pré-Natal;

Curso Preparação para o Nascimento e Parentalidade;

Consulta de Psicologia Pré-Natal;

Pilates Clínico Pré-Natal;

Fisioterapia Pré-Natal.



> FAMÍLIA



Consulta de Sono Infantil;

Consulta do Bebé Tranquilo;

Consulta da Terapia da Fala no Bebé e Amamentação;

Yoga para Mães e Bebés;

Pilates Clínico;

Consulta de Psicologia Pós-Parto;

Sessões de Parentalidade Consciente e Coaching Parental;

Consultoria de Babywearing;

Fisioterapia Pós-Parto;

Fisioterapia Infantil;


Osteopatia Pediátrica;

Curso de Massagem Infantil (APMI);

Fotografia da Gravidez, Nascimento, Infantil e/ou Familiar.


Onde fazem atendimento? Têm algum espaço físico/gabinete?


A maioria dos nossos serviços realizam-se ou têm a possibilidade de se realizar ao domicílio. É este o fator diferenciador da REDE AMAMENTA®️ e esta vertente faz parte dos nossos valores e missão. Isto significa que pode solicitar um serviço no conforto do seu lar, a qualquer momento e em qualquer parte do país, França e Suíça.



Cada pólo Amamenta também trabalha em salas e gabinetes próximos da cidade sede de distrito em que opera, especialmente para a realização de workshops e cursos em grupo e algumas consultas.



A maioria dos serviços da REDE AMAMENTA®️ podem, ainda, realizar-se por videoconferência, especialmente conveniente se reside longe de um grande centro ou fora do país.


Não encontro um pólo da REDE AMAMENTA®️ no meu distrito, como posso ter apoio?


Pode preencher o formulário de contacto em amamenta.net/contacto e encaminharemos o seu pedido para o pólo mais próximo.


Poderá optar pela consulta ao domicílio ou deslocar-se a um dos gabinetes disponíveis. Se estas opções não forem viáveis, terá oportunidade de agendar consulta por videoconferência.


Que formação têm as profissionais da REDE AMAMENTA®️?


Todas as profissionais da REDE AMAMENTA®️ prestam serviços APENAS no âmbito da formação e experiência profissional que têm e os CVs estão disponíveis nos sites dos pólos em que operam.


Por exemplo, se agendar um serviço de consulta de amamentação, sabe que este será prestado por uma profissional com treino e formação em aconselhamento em aleitamento materno (exemplo a formação da Organização Mundial de Saúde) e/ou assessoria de lactação (formação prestada por consultor de lactação internacionalmente certificado – IBCLC).


Também existem profissionais com formação em psicologia, educação, comunicação, enfermagem, saúde infantil, massagem infantil, osteopatia, fisioterapia, fisiologia do parto e pós-parto (doula e educadora perinatal), babywearing, etc.


Qual o papel da Conselheira em Aleitamento Materno (CAM) / Assessora de Lactação (AL) da REDE AMAMENTA®️?


O papel da CAM/AL é o de apoiar a Mãe/Pai e Bebé no seu processo de amamentação, para que este seja o mais pacífico possível e, em caso de dúvidas ou dificuldades que surjam, identificar como as solucionar e obter os resultados pretendidos pela família.


Assim, a CAM/AL da REDE AMAMENTA®️ apoia e respeita as suas escolhas e ajuda-a(o) a tomar decisões sobre o seu bebé com base em informação correta e em consciência.



A CAM/AL identifica, juntamente consigo, os objetivos que tem em relação à amamentação do seu bebé, as dúvidas e dificuldades que possa sentir, e ajuda-a(o) a perceber como esclarecer essas questões e/ou ultrapassar as dificuldades ao amamentar o seu bebé, delineando, consigo, estratégias de atuação para promover a amamentação e atingir os seus objetivos.


A CAM/AL da REDE AMAMENTA®️ empenha-se em pautar a sua atuação pela responsabilização, profissionalismo e total transparência e honestidade. Compromete-se com o esforço de manter atualizados os conhecimentos e informação que veicula. Respeita a confidencialidade dos seus dados e informações a que tem acesso ao acompanhar a sua família.


Como funciona a Consulta de Amamentação?


As consultas de amamentação duram entre 90 minutos a 3 horas, dependendo da idade do bebé, dificuldade encontrada, necessidades do bebé e família, etc.


Começamos por conhecer a Mãe, o seu bebé e outros membros da família, nomeadamente o Pai e outros que sejam significativos e/ou estejam presentes.


Conversamos sobre as dificuldades, dúvidas e preocupações que sente(m). Quando o bebé mostrar fome, pedimos para observar o momento da alimentação.


Procuramos perceber quais os SEUS objetivos/desejos em relação à amamentação e quais as condições e recursos de que dispõe para os alcançar.



Avaliamos os possíveis motivos para as dificuldades sentidas (se existirem) e esclarecemos todas as dúvidas e orientamos no sentido de conseguir alcançar os seus objetivos.


Propomos medidas concretas para otimizar a amamentação e, em conjunto consigo, delineamos estratégias que vos ajudem na resolução do problema que deu origem ao pedido de consulta.



Se necessário, poderemos sugerir encaminhamento para outros profissionais para diagnóstico específico e/ou tratamento de algum problema encontrado (exemplo: osteopatia pediátrica, médico pediatra ou outro, etc.).


Poderemos responder a outras questões relacionadas com o bebé e que, de alguma forma, se relacionem com a amamentação (como o sono, choro, transporte, desenvolvimento, etc.) ou com a parentalidade (como se sente como Mãe/Pai, expetativas, adaptação, etc.).


Que resultados posso esperar com o apoio na amamentação e em quanto tempo? Outras mães têm tido sucesso com este apoio?


A REDE AMAMENTA®️, em conjunto, já apoiou, de forma direta e em consulta de amamentação, cerca de 800 famílias na amamentação dos seus bebés e muitas mais através do grupo virtual de apoio dá.me maminha, que conta com mais de 13 mil membros, e por via dos workshops e sessões de esclarecimento. Além disso, trabalhamos em equipa multidisciplinar, que discute frequentemente vários casos de interesse.


Temos profissionais com mais de dez anos de experiência acumulada neste tipo de apoio, que se mantêm em constante atualização.


Quando estamos com uma família em consulta de amamentação, toda esta experiência e conhecimento estão presentes e, sobretudo, estamos totalmente focadas na vossa família e na vossa experiência e em apoiar-vos com as melhores e mais responsáveis ferramentas possíveis.


A família também é parte importantíssima no processo de consulta, aliás, fundamental. É o vosso trabalho, diariamente, que fará toda a diferença na rapidez com que se concretizam resultados e objetivos. Nós estamos sempre presentes para prestar todo o APOIO de que precisem.


O serviço de consulta de amamentação é pago? Quanto? Como?


As profissionais que compõem a REDE AMAMENTA®️ dedicam-se a tempo inteiro e parcial a prestar serviços na área materno-infantil. Os serviços de amamentação têm um valor justo para ambas as partes e, normalmente, variam conforme o local em que se realize a consulta.


Além disso, cada pólo Amamenta define os seus valores dentro de um intervalo de valores, pelo que recomendamos que consulte diretamente a Amamenta onde pretende agendar consulta de amamentação ou o site desta para verificar os preços praticados. TODOS os sites da REDE AMAMENTA®️ informam sobre os preços praticados em cada serviço.


O pagamento pode ser processado por transferência bancária, MBWAY ou numerário, no ato da consulta ou previamente. Consulte a Amamenta da sua zona para saber as condições de pagamento.


Não tenho possibilidade de pagar o valor do serviço que pretendo, o que me sugerem?


Estamos profundamente comprometidas em proporcionar acesso a serviços de qualidade e profissionalismo a todas as famílias que o desejem, pelo que o fator monetário nunca foi nem nunca será um entrave da nossa parte.


Esta é uma questão assegurada pelo nosso código de ética e conduta e assegurada pelas nossas condições de serviço. Entre em contacto e encontraremos uma forma de lhe permitir o acesso a estes serviços, que seja mutuamente justa e confortável.


Posso obter fatura dos serviços? Em que tipo de despesa posso colocar no IRS?


Pode pedir fatura de todos os nossos serviços, em qualquer pólo Amamenta. Alguns serviços podem ser colocados em despesas de saúde, outros apenas em despesas familiares.


As faturas, normalmente, são emitidas após a concretização do serviço completo e do seu pagamento. Pergunte diretamente ao seu prestador Amamenta de referência como obter.


Posso telefonar ou mandar e-mail/mensagem? Para quem?


Todas as famílias que agendam os nossos serviços têm acesso aos nossos e-mails e contactos profissionais para que possamos manter um acompanhamento próximo e eficiente.


O profissional com quem marcar o seu serviço irá fornecer-lhe estes contactos e informar como e quando pode contactar.


O que é o grupo dá.me maminha - REDE AMAMENTA®️?


O grupo dá.me maminha é um grupo de apoio virtual, que se baseia no princípio de que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Tem como objetivos: apoiar, fortalecer, encorajar, esclarecer, partilhar.



Não é só mais um grupo de mães, é um grupo de apoio à parentalidade, com especial enfoque na amamentação, moderado/administrado e criado por nós.


É um espaço para partilha de experiências entre famílias e para obter aconselhamento profissional e saber onde e a quem recorrer quando surgem dificuldades na amamentação e parentalidade.


Fique a saber mais e PEÇA ADESÃO aqui.


Como posso marcar uma consulta/sessão?


Diretamente no formulário de contacto da Amamenta mais próxima ou em amamenta.net/contacto.