Os bebés que acordam de noite produzem menos hormona de crescimento?

Esta semana chegaram até mim pais preocupados com uma dúvida comum.

O meu filho dorme mal e isso compromete a produção da hormona do crescimento, estamos muito preocupados com o crescimento do nosso filho.

Esta é uma dúvida tão, mas tão frequente, que optei por fazer um “mini post” a esclarecer esta questão.

Sim. É verdade que a hormona do crescimento é produzida durante o sono. Esta produção ocorre durante o sono profundo (fase III), que, por sua vez, ocorre essencialmente na primeira parte da noite. Bem, a maior parte das crianças que acompanho por dificuldades com o sono faz o primeiro sono de, no mínimo, 2 horas.

E as crianças que não fazem primeiro sono? Não produzem hormona do crescimento?

Antes de mais, se não fazem o primeiro sono pode ser que isso possa ser trabalhado para que passem a fazer. Mas, mesmo as crianças que não fazem o primeiro sono, produzem hormona do crescimento porque a fase III (sono profundo) é uma das fases que se recupera durante o dia, nas sestas diurnas. Mesmo os “pequenos dormidores” acabam por compensar a produção da hormona do crescimento.

Há estudos que demonstram não existir relação entre crianças que dormem menos e défice de crescimento. (Sassin et al)
O que pode, efetivamente, provocar défice na produção da hormona do crescimento é o défice de sono profundo, que terá algum motivo por trás e deve ser avaliado por um profissional.

Queridos pais, as dificuldades com o sono podem e devem ser trabalhadas, mas essas dificuldades, na esmagadora maioria dos casos, não comprometem a produção da hormona do crescimento.

Um beijinho
Andreia Neves – Medicina do Sono

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *