Chupeta, sim ou não?

Vou tentar ser objetiva porque este é um assunto assunto polémico. Até mesmo entre os profissionais há visões diferentes e referências diversas. Eu vou pela ciência, mas, sobretudo, pelo bom senso de mais de 15 anos de experiência profissional como terapeuta da fala especializada em fonoaudiologia neonatal.

1. É preferível não introduzir a chupeta. Nenhuma é realmente ortodôntica. Nenhuma é realmente anatómica.  Com todas existe o risco de má formação crânio-facial, mandíbulo-facial, alteração na dentição, na função respiratória, no desenvolvimento da língua.

2. Então e chuchar no dedo? No dedo, idem! Atenção que isso não inclui o sugar nas mãos, a descoberta das mãos pela boca – que faz parte do desenvolvimento. Falo da sucção não-nutritiva contínua de um só dedo (geralmente o polegar), por horas.
E o dedo não é mais anatómico do que a chupeta, como alguns já defendem. Ocupa, por vezes, mais espaço na boca e provoca mais força/peso facial. Além de que está sempre disponível e será mais difícil de eliminar essa tendência!

3. A sucção não-nutritiva é fundamental para os bebés. Faz parte do desenvolvimento motor, oral, neurológico e emocional! A mama, sim, é anatómica, ajuda no desenvolvimento correto crânio-facial e a nível emocional.

4. Então a chupeta é vilã? Sim, se for em substituição da mama. Sim, se for para calar um bebé que precisa de contacto ou de se alimentar mais vezes. Sim, sim, sim, se for utilizada por horas e horas, diariamente. Não, se a mãe está cansada e necessita de uma pequena ajuda para que a criança se tranquilize um pouco, sem estar 24 horas na mama. AQUI ENTRA O BOM SENSO!

5. Pedir orientação ao médico dentista ou ao terapeuta da fala é importante! Os pais, bem orientados, decidem qual, quando, e se realmente será preciso.

Para mais informações sobre o meu trabalho ou obter aconselhamento em terapia da motricidade orofacial, consulta aqui. 

Juliana Pereira – Terapeuta da Fala Neonatal e Assessora de Lactação

3 thoughts on “Chupeta, sim ou não?

  1. Catarina says:

    Bom dia!
    O meu bebé tem 3 meses, não é fã de chupeta e agora deu em chuchar nos dedos, sobretudo indicador e médio, sobretudo quando está com soninho… O que fazer? Devo insistir na chupeta? :/

    • Juliana Pereira says:

      Olá Catarina,
      chuchar os dedos, faz parte do desenvolvimento normal dos bebé que começam a explorar o mundo. Mundo este muito ligado à sua boca, uma vez que é a função mais sensível. Não insista com o chupeta para já, ofereça outros brinquedos para que ele faça essa exploração. Tente tirar as mãos, mas se ele ficar muito irritado, deixe explorar!
      Fique apenas atenta ao comportamento repetitivo de chuchar sempre o mesmo dedo (geralmente o polegar) e por muitas e muitas horas. Caso isso acontecer, fale comigo se achar necessário mas tente quebrar o comportamento da melhor forma que encontrar!
      Tudo de bom
      Juliana Pereira- T Fala – A. Lactação

  2. Márcia Matos says:

    Boa noite. Tenho uma dúvida e já li várias coisas sobre isso. A minha bebé de 13 meses só usa chupeta para dormir e quando adormece eu retiro. A dúvida é: o tamanho da chupeta deve acompanhar a idade da criança, ou o melhor é usar sempre o tamanho 0?

    Desde ja obrigada.
    Márcia Matos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *