A amamentação como fonte exclusiva de alimento até aos 6 meses do bebé é a recomendação da Organização Mundial de Saúde e de outras instituições, como a nossa Direção Geral de Saúde.
A partir dos 6 meses, devem oferecer-se alimentos apropriados e saudáveis. Mas…
Como fica a amamentação com a introdução de alimentos sólidos?
É uma dúvida recorrente.
Até aos 12 meses o bebé é um lactente – significa que o seu principal alimento, a base da sua alimentação, deve ser o leite. Os outros alimentos são, portanto, complementares. É por isso que o mais correto é falar em “alimentação complementar” em vez de “alimentação diversificada”.
- Os bebés amamentados devem continuar a mamar em livre-demanda (sempre que quiserem) quando estão com as
mães, independentemente de quando foi ou será a próxima refeição de sólidos.
O leite materno como “entrada” ou “sobremesa” não é prejudicial, pelo contrário, a maioria dos bebés aceita melhor outros alimentos depois de mamar e não são raros aqueles que mamam, comem outros alimentos e voltam a mamar de seguida.
Nesta fase, a maioria das mães já regressou ou está em vias de regressar ao trabalho, pelo que a livre-demanda fica limitada ao tempo que estão juntos, naturalmente. É possível que as mamadas noturnas se intensifiquem. - É recomendável oferecer a mama antes e/ou depois de outros alimentos, de forma a não subtrair mamadas. O bebé não passa a comer sopa/papa/etc em vez da mama, em vez disso, passa a comer sopa/papa/etc como complemento ao leite materno.
No caso de mães que estão a trabalhar pode ser útil, nos primeiros meses de introdução de outros alimentos, quando os bebés fazem entre 1 e 3 refeições de sólidos, deixar que o bebé faça essas refeições na sua ausência e quando estão juntos só mamar. - São recomendadas pelo menos 4 mamadas em 24h até aos 12 meses, preferencialmente mais, se for possível. É também recomendável oferecer a mama com frequência, visto que nesta fase os bebés estão a descobrir o mundo em redor e podem solicitar a mama com pouca frequência ou mesmo recusar em certos momentos.
Estas medidas evitam desmames precoces (antes dos 12/18 meses de idade) e garantem que o bebé continuará a mamar o suficiente e a receber todos os nutrientes e demais fatores biológicos do leite materno – importantíssimos para a sua saúde no 2º semestre de vida.
Quer saber mais sobre a amamentação após os 6 meses de vida e a introdução da alimentação complementar? Marque a sua sessão de esclarecimento personalizada (contacte-nos) ou inscreva-se no próximo workshop (veja a nossa Agenda).
Mais informação em:
Como sobreviver a uma greve de mama? – Blog Amamenta Porto
Alimentação de bebés e crianças pequenas – Organização Mundial de Saúde
Quando oferecer algo mais que mama? – Secção Perguntas e Respostas, nº 26, Associação Espanhola de Pediatria, Comité de Aleitamento Materno
A minha Pediatra diz para nao oferecer mama apos a sopa pois impossibilita a fixacao do ferro. Mas o meu bebe nao esta a aceitar os solidos de forma tao natural, parece-me que ele gostaria so da mama por enquanto. …
Estou um pouco perdida, pois ja me aconteceu dar mama algum tempo depois de ter comido a sopa e depois acabou por vomitar.
Devo ou nao dar mama antes ou depois dos solidos?
Obrigada
Olá Ana, a sua pediatra estará, certamente, a confundir a composição do leite materno com a do leite de vaca e derivados. O leite materno não impossibilita nem dificulta a fixação do ferro por outros alimentos, pelo contrário, pois contém elementos (exemplo Vit C e Lactoferrina) que ajudam nessa fixação. Ao contrário do leite de vaca, que, por ter muito cálcio, concorre com a absorção de ferro.
Pode dar de mamar antes e/ou depois de outros alimentos. Até 12 meses, o seu leite é o principal alimento e, por isso, os outros alimentos não o substituem, apenas complementam. Em breve, iremos ter nova edição do workshop Mamã, Quero Comer (Da Amamentação à Alimentação Complementar), em que abordamos este e outros assuntos. Fique atenta.
Olá! Concordo em absoluto com o que disse. Gostaria apenas de saber se tem algum artigo científico que suporte tal informação. Beijinhos e obrigada
Olá Sandra, obrigada pelo seu comentário 😉 Pode consultar a fonte destas recomendações aqui:
Alimentação de bebés e crianças pequenas – Organização Mundial de Saúde
E aqui:
Quando oferecer algo mais que mama? – Secção Perguntas e Respostas, nº 26, Associação Espanhola de Pediatria, Comité de Aleitamento Materno
Tem também as recomendações mais recentes da ESPGHAN (2017), aqui: http://www.spgp.pt/media/1061/pdf29.pdf
Beijinho
Continuo a dar de mamar à minha bebé sempre que ela pede, mas noto que a seguir ao almoço e a seguir ao lanche ela aguenta mais tempo sem pedir mama. Salta pelo menos uma mamada em cada refeição. Estou com receio de que o leite seque ou diminua a quantidade, devo tentar tirar leite com a bomba para garantir produção ou não há necessidade de me preocupar com isso? Eu estou em casa com ela e não vou trabalhar.
Olá Bárbara, experimente oferecer a mama antes dos outros alimentos. É normal que os bebés vão mamando menos à medida que crescem e variam mais a sua alimentação, no entanto, até ao fim do 1º ano o principal alimento deverá ser o seu leite.
Vamos esclarecer esta e outras questões no nosso workshop Mamã, Quero Comer do dia 19/05/2017. http://porto.amamenta.net/agenda/mama-quero-comer-workshop/
A minha filha tem 15 meses e não come nada comigo, só quer mama e mama e mama.. quando estava na ama comia sopa, papa e iogurte, mas desde que está em casa comigo que não come nada. Está sempre agarrada a mama e não dorme de 2h em 2h acorda para mamar. Já não sei que fazer sinto-me muito cansada. Obrigada
Boa noite.
Tenho um.bebê com 10meses e que volta não volta não quer a sopa.nem a fruta já tentei várias apresentações bem.como conceitos e ele perder e sempre mamã a questão.e que lhe foi diagnosticado anemia e está a tomar ferro ( a pediatra também.me disse para não dar mamã a seguir nem antes das refeições pela absorção do ferro) (mas já me.informei e disseram me que não) entretanto a médica disse que lê precisa de comer a questão é que ele muitas vezes come 2 ou 3 colheres e não quer mais e mais tarde pede maminha e eu sinto me frustrada porque não.sei o.que lhe dar mais ou fazer. E não tenho muitas ideias de lanches saudá saudaveis para lhe dar pois ele mamã na sesta. Precisava de ajuda.